INSTALAÇÕES DA MARINHA EM VILA FRANCA - QUE FUTURO?

Depois de terem encerrado há cerca de oito meses, continua sem se saber o destino futuro das instalações da Marinha em Vila Franca de Xira. Depois de ter saído a público que a PARQUE EXPO, iria estudar cenários de reconversão do território e das edificações do complexo das Escolas, surgiu agora a notícia no semanário regional “O Mirante”, de que a Câmara Municipal de Vila Franca não está, para já, interessada em comprar os 12 hectares onde funcionavam as Escolas da Armada.

O motivo deste aparente desinteresse é o elevado custo dos terrenos que ascende a 25 milhões de euros. Segundo a presidente da Câmara, Maria da Luz Rosinha, esta importância está para além das capacidades da autarquia, pelo que vai usar a estratégia de “deixar passar o tempo”, uma vez que aquele espaço só poderá ser utilizado para aquilo que a Câmara decidiu há mais de uma década: um projecto dedicado à educação, ao desporto e ao lazer. Como as condicionantes de ordenamento do território que pesam sobre aquele espaço, impedem o seu uso para construção de habitações, a autarquia pensa que a posse dos terrenos será só uma questão de tempo.

Para todos os actuais e antigos marinheiros, existe alguma curiosidade em saber o destino daquela que foi a sua casa durante alguns meses ou anos, pelo que vamos acompanhando à distância o desenvolvimento da situação.

Actualização em 21 de Agosto de 2011:

Segundo notícia de O Mirante, de 04/08/201, ainda não apareceram compradores para as instalações, apesar do preço ter baixado substancialmente e o espaço está a degradar-se e a ser alvo de vandalismo e pilhagens durante a noite.

Depois de ler a notícia, parece-me evidente o interesse da Câmara Municipal de Vila Franca pela posse dos terrenos, mas a autarquia continua a deixar passar o tempo, porque sabe que os mesmos lhe irão parar às mãos, mais tarde ou mais cedo.

Mais um exemplo de demora na tomada de decisões importantes, a que os nossos governantes já nos habituaram.

2 comentários:

  1. Não vivo no Concelho de Vila Franca de Xira,mas concordo que seja edificado no local um projecto de cultura,lazer e desportivo.
    Mas que no minimo se guarde um metro quadrado desse terreno, para a colocação de uma lápide para dar a conhecer ás gerações vindouras ,que naquele local além da recruta militar se formaram escolarmente milhares de marujos.
    A.Moleiro

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o camarada António Moleiro. Acho que o projecto da Câmara de Vila Franca faz todo o sentido, uma vez que seria uma mais-valia para as populações da zona. E também concordo que ficaria lá muito bem um pequeno monumento que perpetuasse a recordação dos muitos milhares de jovens que ali obtiveram importantes aprendizagens de cidadania.

    ResponderEliminar