MOINHOS DE BOMBAGEM DE ÁGUA "tipo americano"



“O aerodínamo em aço fabricado industrialmente, que serve para acionar uma bomba que aspira a água e do qual se veem milhares de exemplares em todos os países onde a água está muito profunda na terra, é um dos instrumentos mais eficazes, jamais inventados pelo homem. Essas antigas bombas, que se movem há 30 ou 40 anos, sem nunca terem faltado à sua obrigação, são aos milhares. Elas aspiram facilmente a água que esteja a uma profundidade de 300 metros e funcionam, igualmente, com muito pouco vento. Os braços da hélice estão montados num eixo e podem voltar-se para os lados, em caso de tempestade.”

Este moinho está junto a uma pequena
cabine e a um poste de eletricidade, o que
parece indicar que foi ali instalado para
substituir uma bomba eletrica.
Será um regresso ao passado, ou uma
aposta no futuro? 
Estas palavras são de John Seymour, escritor e ambientalista inglês e constam do seu livro The Complete Book Of Self-Sufficiency, que na edição portuguesa tem o título de Guia Prático Ilustrado da Autossuficiência. Este livro foi publicado em 1976 e agora, volvidas que estão mais de três décadas, pode parecer que estejam um pouco desatualizadas e que, no presente, as referidas máquinas façam apenas parte da história do passado e tenham sido substituídas por modernas bombas, movidas a energia elétrica ou através de motores de explosão.

É verdade que se veem muitos destes moinhos marcando presença nas paisagens rurais, mas já poucos se encontram a funcionar e muitos estão em estado bastante degradado ou até em completa ruína.

No entanto algo parece estar a mudar. A energia eólica agora está a ser novamente aproveitada e em força, sobretudo para produção de eletricidade, mas não só, pois muitos destes moinhos de bombagem de água estão a ser recuperados, senão para voltarem a exercer a tarefa para que foram concebidos, pelo menos para manterem a sua dignidade e uma presença viva e alegre na paisagem.

A confirmar este renascer dos moinhos de bombagem de água, está o fato de estarem a ser instalados instrumentos destes, novinhos em folha, o que quer dizer que estas “velhas tecnologias” continuam atuais e que a aposta nas energias renováveis não se resume apenas ao seu aproveitamento para produção de eletricidade. 


Este pequeno vídeo mostra um moinho em funcionamento, noutro local.