Bombas de poço antigas, de volante

Bomba de volante


Hoje em dia a extração de água de poços é feita, sobretudo, com recurso a bombas elétricas, no entanto existem algumas daquelas bombas antigas de funcionamento manual que ainda trabalham, como esta da foto, que está montada num poço junto ao qual foi instalado um parque de merendas, servindo a bomba para tirar água do poço para uso dos utilizadores do parque.

Este tipo de bomba foi difundido na Europa durante o século XIX e é designada por bomba moderna ou bomba de volante, sendo composta por uma roda de ferro de quatro raios, suspensa num eixo também em ferro, que gira apoiada numas chumaceiras, com ou sem manivela. A roda, ao entrar em movimento, faz subir e descer um êmbolo de ferro que tem na extremidade inferior uma válvula móvel que aspira a água. Esta é impedida de descer por acção de uma válvula fixa.

Bomba muito utilizada na proximidade de centros urbanos e em casas de campo, é fácil de utilizar, não sendo necessário grande esforço e consegue-se extrair um volume de água razoável, mesmo fazendo girar a roda a baixas rotações. O funcionamento do sistema é semelhante ao de outras bombas manuais, como as chamadas bombas de rabiço ou mesmo como as bombas eólicas do “tipo americano”. A grande diferença está na aplicação da força motriz que, naturalmente, é necessária para o funcionamento destes engenhos, sendo que a bomba de volante parece ser de grande rendimento atendendo ao esforço empregado/ quantidade de água obtida.



Artigo relacionado
Antigos instrumentos de elevação de água

10 comentários:

  1. Muito bom o artigo. Gostaria de saber como adquirir uma bomba dessas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não o posso ajudar porque não conheço ninguem que as venda ou fabrique. Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
    2. Bomba nova do tipo Rabiço é possível encontrar na Marumby (http://www.bombasmarumby.com.br/p/bombas.html)

      Eliminar
  2. Tenho uma que precisa de arranjo onde posso encontrar alguém que me faça isso? moro no Porto.Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. Conseguiu obter ajuda?
      obrigado!

      Eliminar
    2. Olá "anónima"
      Eu acabei de comprar uma casa que tem uma bomba dessas e também preciso de a mandar arranjar. Será que já conseguiu arranjar alguém que conserte e que me possa arranjar a minha também? Obrigado.

      Eliminar
  3. Estou a recuperar uma bomba deste tipo. Tenho pequenas dúvidas relativamente ao posicionamento e funcionamento das membranas de sola das 2 válvulas do sistema. Fotos do sistema davam-me uma boa ajuda. É possível encontrar algumas? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho essas fotos, mas consulte este pdf que talvez o possa ajudar:
      http://www.irpaa.org/publicacoes/artigos/bap-artigo-revisado.pdf

      Eliminar
  4. Gostei desse post, agora só falta falarem de Poço artesiano o que é, gostaria muito de aprender

    ResponderEliminar
  5. Me chamo Jônatas Brasiliense
    Eu coleciono bombas de água antigas e tenho 7modelos raros, todas funcionando. Inclusive uma delas é de volante sem manivela, só o timão (volante) pesa 87kg.
    Ano quê vem farei uma exposição para que as pessoas possam ver, e também eu possam conhecer um pouca da história das bombas d'água brasileiras.

    ResponderEliminar