Adaptação de um dínamo para funcionar como gerador eólico

Vídeo com o gerador em funcionamento.

Tenho estado a fazer experiências com a minha turbina eólica no sentido de encontrar um gerador capaz de produzir alguma energia a baixas rotações. Já há muito tempo que cheguei à conclusão de que o alternador de automóvel não serve, no entanto cada vez me convenço mais de que nem o alternador nem qualquer outro tipo de gerador será capaz de conseguir grandes resultados nesta, nem em qualquer outra turbina de pequenas dimensões. Segundo o que aprendi com as minhas próprias experiências no terreno, cheguei às seguintes conclusões:

1º - Qualquer tipo de gerador só produz energia em troca de um determinado esforço, que será maior quanto maior for a quantidade de energia que produz.

2º - Só é possível produzir energia com ventos razoavelmente fortes, pois a força necessária para rodar o gerador trava a turbina, sendo difícil conseguir rotações elevadas com ventos fracos e, com pouco andamento, a energia produzida é insignificante.

3º - Deste modo não adianta ter um gerador que produza muito se a turbina não tiver dimensões ou capacidade para captar o vento com eficiência de modo a fazer rodar o gerador com rotações suficientes, pois se o gerador tiver capacidade para produzir muito fica mais difícil de rodar.

4º - Não adianta fazer multiplicações de velocidade para o gerador rodar muito mais, em relação à velocidade da turbina, porque isso vai torná-la mais “pesada”. Basta verificarmos como funciona o sistema de velocidade de uma bicicleta para aferir isso.


Em face disto, concluí que a minha turbina eólica apenas conseguirá produzir uma muito pequena quantidade de energia, pelo que não merece a pena estar a aplicar-lhe um alternador modificado ou qualquer outro tipo de gerador de grande capacidade de produção, porque será simplesmente perder tempo. Assim decidi adaptar um pequeno dínamo para acoplar à minha turbina eólica, tendo feitas já as primeiras experiências, que foram bastante positivas, tendo conseguindo que este gerador produza uma pequena quantidade de energia que vou, de futuro, tentar usar para carregar uma bateria.


O dínamo desmontado para fazer a adaptação

O veio do íman foi acrescentado e  foi colocada uma pequena ventoinha para arrefecimento do dínamo

Foram colocados dois rolamentos embutidos em abraçadeiras de metal e a polia de um alternador.

O conjunto foi afixado a uma pequena placa de betão.

O dínamo pronto a ser acoplado à turbina eólica.

O gerador acoplado à turbina com uma cobertura feita de um tubo de pvc. 
Artigos relacionados

CATA-VENTO COM DÍNAMO DE BICICLETA
Este cata vento era apenas decorativo, até que um dia o autor do blog decidiu aplicar-lhe um dínamo de bicicleta para ver o que daria. A sua ideia era tentar carregar uma pequena bateria e acender uma lâmpada, mas acabou por desistir desse intento e utilizar o cata vento para instalar uma bomba de corda. No entanto o gerador funcionou como é possível ver em pequenos vídeos carregados para o Youtube...   Quero ler o artigo


Este foi o último engenho construído pelo autor do blog. Trata-se de um pequeno gerador eólico cujos principais componentes foram extraídos de uma velha máquina de lavar roupa. Não se trata de uma máquina para produzir grande energia, mas ela foi equipada com elementos refletores que transformam a sua aparência visual num espetáculo. Seja de dia, com a luz do sol, ou à noite com a iluminação local ou com a os faróis dos automóveis projetando a sua luz sobre o pequeno gerador, as suas pás brilham e lançam chispas douradas, o que transforma esta máquina num elemento muito decorativo... Quero ler o artigo