7 DE OUTUBRO


Livro de leitura da 1ª classe,
usado nos anos 60. 
De todos os acontecimentos importantes, que  assinalam o dia 7 de outubro, o mais marcante na vida da maioria das pessoas com idades superiores a 40 anos é, sem dúvida, a entrada para a Escola que, nos anos anteriores à década de 70, se fazia no dia 7 de outubro, marcando o início de uma nova fase da vida que começava aos seis anos.

Nessa altura, as aulas nas escolas primárias iniciavam-se nesta data e, por esse motivo,  era um dia muito importante e aguardado com muita ansiedade, numa época em que não existiam jardins de infância ou pré-escolar e a aprendizagem das primeiras letras era feita a partir da entrada na Escola Primária.

Era um mundo novo que surgia, a partida para uma viagem ao desconhecido e uma fase da vida em que começavam as responsabilidades, em que existiam esperanças, mas também angústias e incertezas quanto ao futuro. Para muitos, os quatro anos de aprendizagens na Escola Primária era a única oportunidade para obter um diploma, pois após a conclusão da 4ª classe era necessário entrar no mercado de trabalho, em luta pela sobrevivência, numa época de grandes injustiças e desigualdades sociais que fizeram com que muitos alunos, com capacidade para ir mais além, tivessem de interromper ali os seus estudos por falta de meios.


De qualquer modo, quem não continuou a estudar continuou mesmo assim a aprender nessa grande instituição que é a Escola da Vida e, mais tarde, muitos regressaram aos estudos acumulando os mesmos com o trabalho diário, em cursos noturnos ou através dos programas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Povo lutador!

Artigos relacionados:

2 comentários:

  1. Querido amigo, como vai? Eu lembro do meu primeiro livro escolar, era chamado aquide 'cartilha' ... lembro também de minha primeira professora, meus amiguinhos e também o cheirinho gostoso dos lanchinhos da cantina! Nostalgia :D

    Tenha um ótimo final de semana querido Jose Alexandre, um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá grande amiga!
    O nosso primeiro dia de escola nunca o esquecemos. Apesar de já ter passado meio século ainda o consigo recordar como se fosse hoje. Mesmo com o mar pelo meio penso que as nossas primeiras aprendizagens não deviam diferir muito. Afinal, ambos falamos a língua de Camões.
    A Cintia é como um raio de sol que entra aqui no blogue. Sempre simpática e participativa. Adoro os seus comentários!

    Tudo de bom para si!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar