PESQUISE NO BLOGUE MEIO SÉCULO DE APRENDIZAGENS

O blogue “Meio Século de Aprendizagens”, segundo o serviço de estatísticas do Blogger, ultrapassou nesta data a marca das 500.000 páginas visualizadas. 

Em Agosto de 2011, no artigo que escrevi sobre o 2º aniversário do blogue, queixava-me de ainda não ter, sequer, atingido as 100.000 páginas vistas. Nessa altura estava longe de imaginar o aumento de visitantes que o blogue iria ter a partir daí, o que fez com que, em cerca de mais 20 meses, atingisse o meio milhão de páginas visualizadas.

Pode não ser um número muito elevado, para o tempo de vida do blogue, mas se atender a que o número de posts é de apenas 284, significa que, em média, cada post foi visto 176 vezes. Isto é apenas figurativo uma vez que neste, como em todos os blogues, existem posts de sucesso que têm muitas visitas e são intemporais, continuando a despertar o interesse dos leitores ano após ano. Há outros que também despertam interesse, mas que com o passar do tempo vão diminuindo a capacidade de atrair visitantes e também aqueles que, apesar de todo o esforço posto na sua composição, não lograram conseguir grande relevância para os leitores.

Felizmente estes últimos são muito poucos e o blogue, degrau a degrau, vai-se consolidando como uma página de referência neste imenso mar de informação que é a Internet.

Mas… qual é o segredo para este sucesso, se o blogue é descrito pelo autor como uma página onde o próprio expõe apenas os seus projetos, conhecimentos e experiências adquiridos ao longo da vida em meio de trabalho ou, como gosta de afirmar na “Escola da Vida”. Tudo coisas simples, pequenos projetos realizados pelo próprio ou sobre assuntos que o mesmo conhece pessoalmente ou ficou a conhecer através de intensos trabalhos de pesquisa em campo e também em livros e na Internet?

Creio que não há segredo nenhum. O resultado é apenas consequência da originalidade e seriedade com que os assuntos são tratados e do enorme esforço que é desenvolvido em cada post, pondo sempre o leitor em primeiro lugar. Não uso truques nenhuns para atrair visitantes, não conheço nem sei trabalhar com métodos para que o blogue fique bem posicionado nos motores de busca, nem tenho tempo nem feitio para andar em busca de popularidade nas redes sociais. A maioria dos visitantes que chegam ao blogue é porque buscavam algo na Net e foram direcionados para alguma página que tinha o conteúdo que lhes interessava.

É por isto que tenho orgulho nos 285 posts (contando com este) que publiquei no “Meio Século”. Todos eles, independentemente do número de visitantes que atraem, representam um trabalho sério, cuidado, e são realizados com muito esforço para que fiquem o melhor possível, com texto, imagens ou vídeos, conteúdo quase sempre completamente original.

Mesmo assim, apesar de toda a originalidade, existe uma grande diversidade no conteúdo dos artigos do blogue, só possível devido a vivências passadas que proporcionaram grandes aprendizagens e à procura constante de conhecimentos no dia a dia e à observação e curiosidade pelo mundo que me rodeia. Deste modo é possível recomendar esta página como uma importante fonte de informação primária sobre assuntos que, apesar da sua simplicidade, poderão ser de grande importância para o infindável número de pessoas que buscam na Net por informação fiável, deste tipo.

Sem querer parece imodesto, atrevo-me a recomendar aos leitores que chegaram até aqui em busca da informação de que necessitam que façam deste blogue o seu motor de busca para encontrarem aquilo que procuram. Nos 285 artigos há de tudo um pouco; desde energia eólica, até agricultura, passando por trabalhos de construção civil, artigos de engenharia caseira, histórias de vida, acontecimentos históricos, artesanato e muito, muito mais… tudo com imagens ilustrativas e pequenos filmes.

Poderá fazer a sua busca escrevendo algumas palavras sobre aquilo que procura nas caixas de pesquisa, ou procurar por temas, clicando nos links que se encontram abaixo do cabeçalho, sendo, neste caso, direcionado para uma listagem de artigos referente ao tema onde clicou. Também pode procurar no arquivo do blogue, ao fundo da barra lateral, ou nas etiquetas do rodapé.

Na barra lateral tem ainda uma lista com uma miniatura de imagem, dos dez artigos mais visitados do blogue.

Como vê é muito fácil navegar no “Meio Século” e certamente irá encontrar motivos de interesse para visitar muitas páginas.

Fique por cá e sinta-se bem!

      



Sem comentários:

Enviar um comentário