CONSTRUÇÃO CASEIRA DE UMA MÁQUINA DE TRITURAR CEREAIS



Tenho sido contatado por leitores do blog que pretendem mais esclarecimentos sobre o funcionamento da minha máquina de triturar cereais, afim de construírem também uma, seguindo os mesmos moldes.

Também sobre os meus geradores eólicos tenho sido abordado para fornecer os planos desses engenhos, com a mesma finalidade, ou seja: para procederem eles também à construção caseira de um aparelho desse tipo.

Eu não faço nem tenho quaisquer planos dos meus engenhos caseiros. Eles têm sido construídos um pouco ao sabor da imaginação, não me tendo nunca guiado por nada que já tenha sido feito anteriormente. Mas a verdade é que fico muito contente por saber que as minhas “invenções” despertam interesse, a ponto de haver quem queira construir algo igual ou parecido.

No caso da máquina de triturar cereais, tenho quase a certeza absoluta que nunca ninguém terá feito nada igual, arriscando-me a dizer que ela é única no mundo. De resto tenho feito algumas pesquisas tentando encontrar uma máquina semelhante e a verdade é que apenas encontrei alguns moinhos manuais, julgo que produzidos industrialmente que foram adaptados para funcionar movidos por uma bicicleta ou por motores elétricos, mas nada que, no que respeita ao maquinismo triturador, fosse uma inovação.

Apesar do seu aspeto rústico e da forma original como foi construída, ela constitui um sucesso, que nem eu próprio imaginei que fosse possível. Aliás, eu lancei-me na sua construção com fortes dúvidas sobre o trabalho que ia realizar. Imaginava que poderia funcionar, mas nunca que viesse a funcionar tão bem.

Devido a uma construção feita um pouco “às apalpadelas” cometi alguns erros. Esses percalços fizeram com que tivesse trabalho a dobrar e que a máquina ficasse com algumas imperfeições que não afetam o seu funcionamento, mas que impedem que ela funcione ainda melhor do que poderia.

Claro que se fosse fazer outra máquina igual, certamente que ficaria ainda melhor, mas não vejo necessidade disso. No entanto, quem quiser construir uma máquina idêntica poderá tirar deste modelo alguns exemplos e fazer o trabalho com uma maior certeza no sucesso e, inclusivamente, introduzir-lhe possíveis melhorias.

Uma engenhoca deste tipo é muito fácil de fazer e tem imensas vantagens. Ela fica quase a custo zero e tem algumas vantagens como sejam a poupança de eletricidade e o exercício físico que proporciona. Para além disso, pode acontecer que alguém não tenha luz na sua exploração agropecuária, seja ela uma pequena chácara ou um simples galinheiro. Desse modo, pode triturar o milho no local, sem problemas, bastando alguns minutos para triturar um balde de milho.

Para além do que já escrevi sobre a construção da máquina nos artigos: moinho caseiro para triturar cereais e máquina de triturar cereais a pedal, resolvi fazer um vídeo descritivo e publicar também uma foto com a identificação dos diversos componentes da máquina, para uma melhor compreensão do seu funcionamento.


1 comentário: