Casas de troncos históricas

Muitas construções de madeira se ergueram nos Estados Unidos da América, com o uso da técnica dos “log” registro, ou seja, com utilização de troncos não serrados e que eram entrelaçados nos cantos.


Construção de uma cabana de troncos

Esta foto mostra a construção de uma log cabin (cabana de troncos) em Oxford, Ohio, em 1932. Neste trabalho parece estar um grande número de trabalhadores envolvidos, mas também muitas pessoas a observarem os trabalhos e, curiosamente, a maior parte a olharem para a objetiva da câmara. Curioso também parece ser o tipo de construção que está a ser feito ali, uma vez que os outros edifícios são de materiais e arquitetura muito diferente.

Nos Estados Unidos, os colonos podem ter iniciado a construção de cabanas de madeira por volta de 1638. Os historiadores acreditam que as primeiras cabanas de madeira construídas na América do Norte estavam na colônia sueca de Nya Sverige (Nova Suécia), no rio Delaware e Brandywine River Vales.



"CA Nothnagle Log House" - a casa de madeira mais antiga ainda em pé

Esta casa, situada em Swedesboro, New Jersey, foi construída em 1638 e é, possivelmente, a mais antiga estrutura de madeira ainda em pé no hemisfério ocidental.


A cabana de Albin Johnson

A cabana de Albin Johnson, situada perto de Espírito, Wisconsin, é uma cabana de pranchas encaixadas com os topos serrados, (não salientes) construída pelo imigrante sueco Albin e seu tio Amandus em 1885. O edifício foi listado no Registo Nacional de Lugares Históricos em 1978.


Casa de campo

Réplica de uma casa de campo original que foi destruída na batalha do Tamisa, Fairfield (Moraviantown), Ontário, Canadá. A aldeia de Fairfield foi destruída pelas tropas americanas que injustamente acusaram os habitantes pacifistas de abrigar oficiais britânicos. Foi designado um local histórico nacional do Canadá em 1949.



A cabana de W. Ben Hunt

A cabana de W. Ben Hunt, em Hales Corners, Wisconsin.  Cabana de registo construída em 1925 pelo autor e educador Ben Hunt. Atualmente contém artefatos de Hunt e de povos nativos americanos. Foi adicionada ao Registo Nacional de Lugares Históricos em 2008.

A cabana principal (16 x 28 pés) foi construída durante o verão de 1924 por Ben Hunt e seu irmão, na propriedade de caça em Janesville Road, tendo sido usadas na construção  apenas ferramentas manuais.  Ao longo dos anos a estrutura foi alargada e se tornou um lugar de encontro para convivência e aprendizagem com os amigos de Ben.  Em 1986, a cabana de Ben Hunt foi movida um terço de milha a partir do seu sítio original.  Ela agora está localizada a sudoeste da biblioteca Hales Corners e é propriedade da Vila de Hales Corners. O Hales Corners Historical Society é responsável pela preservação e manutenção da cabana que contém no seu interior artefatos interessantes e recordações relacionadas com Ben Hunt e pessoas nativas.



A cabana de John Pierce Cunningham

A cabana Cunningham, é uma cabana de troncos dupla, situada em Grand Teton National Park. A cabana foi construída numa herdade em Jackson Hole por John Pierce Cunningham, que ali chegou em 1885, tendo subsistido como caçador até que estabeleceu o seu pequeno rancho em 1888. Seu irmão, W. Pierce Cunningham, instalou-se com a sua família nas proximidades.

Cunningham e sua esposa cultivaram cerca de 100 acres (40 ha) de feno e irrigaram mais 140 acres (57 ha) para fornecer alimentação a 100 bovinos e oito cavalos, Em 1924 a fazenda Cunningham era composta de 560 acres (230 ha). Em 1926 Cunningham abandonou a criação de bovinos e passou a fazer criação de ovelhas na sua propriedade.

J. Pierce Cunningham foi um dos comissários originais do condado, escolhido quando Teton County foi organizado em 1923. Ele também foi, em diversas fases, juiz de paz, postmaster (encarregado de correios) e guarda-caça.

Depois de 1895, Cunninghams, que tinha construído uma casa mais cómoda, passou a usar a cabana como um celeiro ou uma ferraria. Uma pequena fortificação foi ali construída em 1895, durante distúrbios envolvendo os índios Bannack, cujas fundações ainda ali sobrevivem. A cabana foi também palco de um tiroteio, em 1899, envolvendo dois ladrões de cavalos que foram mortos no local. Os homens, que tinham trabalhado para Cunningham na temporada anterior, foram enterrados em valas comuns nas proximidades.

A família Cunningham deixou o vale de Idaho em 1928, quando os terrenos foram adquiridos para integrar o futuro Parque Nacional do Grand Teton.

Em 1973, a área da cabine do Cunningham foi adicionada ao Registro Nacional de Lugares Históricos.



Cabana de Abraham Lincoln

Abraham Lincoln, 16° presidente dos Estados Unidos, viveu nesta casa com a sua família entre 1816 e 1830. 

O “Lincoln Boyhood National Memorial” preserva o local da fazenda onde Abraham Lincoln viveu com sua família entre 1816 e 1830. Durante esse tempo, ele cresceu de um menino de 7 anos de idade para um homem de 21 anos de idade. Sua mãe, Nancy Hanks Lincoln, e pelo menos outros 27 colonos foram enterrados aqui na Pioneer Cemetery.



Cabana de Thomas Lincoln

O “Cabin Lincoln Log Historic Site” é um parque localizado a oito milhas (13 quilômetros) ao sul de Charleston, Illinois, EUA, perto da cidade de Lerna. A sua peça central é uma réplica da cabana de madeira construída e ocupada por Thomas Lincoln, pai do presidente dos EUA, Abraham Lincoln. O mais jovem Lincoln nunca viveu nesta casa, mas forneceu ajuda financeira para a família e, depois de Thomas morrer, em 1851, Abraham ficou com a propriedade e a manteve para a sua madrasta, Sarah Bush. Atualmente o local é intervencionado pela Agência de Preservação Histórica do Illinois.


Fontes e atribuição das imagens:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AConstruction_of_log_cabin_in_Oxford_1932_(3196828304).jpg
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ANothnagle_Log_House.JPG
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AAlbin_Johnson_log_house.jpg
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AReplica_of_an_original_cottage_on_the_site_of_old_fairfield%2C_ontario.jpg
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ABen_Hunt_Cabin_Nov2011.jpg
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ACunningham_Cabin_in_Jackson_Hole.JPG
By Daniel Mayer (Obra do próprio) [<font><font>GFDL</font></font>, <font><font>CC-BY-SA-3.0</font></font> or <font><font>CC BY-SA 2.5-2.0-1.0</font></font>], via Wikimedia Commons
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ALog_Cabin_at_the_Lincoln_Living_Historical_Farm.jpg
By Rene Sturgell (Obra do próprio) [<font><font>CC BY-SA 3.0</font></font>], via Wikimedia Commons
https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ALincoln_Log_Cabin.jpg
By Daniel Schwen (Obra do próprio) [<font><font>CC BY-SA 4.0</font></font>], via Wikimedia Commons

Artigo relacionado

COMO CONSTRUIR UMA CABANA DE TRONCOS - Teoria e prática

Neste post, o autor do blog depois de dar algumas indicações teóricas e tecer considerações sobre os métodos para construir uma cabana ou pequena casa de troncos, descreve a forma como construiu a sua própria cabana de troncos, desde o corte das árvores na floresta até aos acabamentos finais. Tratou-se de uma verdadeira aventura, pois o autor trabalhou sempre sozinho, tendo feito o registo fotográfico e de vídeo em forma de selfie. Este artigo é bastante completo e pode ajudar quem pretenda iniciar uma aventura semelhante...
Os três vídeos referentes a este projeto, publicados no Youtube, já ultrapassaram um milhão de visualizações... Não perca!   Quero ler o artigo