Figuras de cimento em moldes de barro

Este artigo foi atualizado com a realização de um novo trabalho. Veja no final.




Estas figuras de cimento de que vou falar neste post não têm nada a ver com arte, tratam-se apenas de figuras toscas, mas apesar disso podem ter algum valor decorativo em ambientes rústicos.


O processo é muito simples de realizar, sendo necessário apenas amassar uma determinada quantidade de barro. É conveniente que esse barro não tenha pedras ou areias muito grossas e por isso, se for possível, é aconselhável peneirar a argila. Vai-se criar um molde e desenhar (escavar) a figura desejada e, no caso de existirem palavras ou frases, essas palavras ou frases têm que ser desenhadas da direita para a esquerda e em espelho. Foi o que eu fiz com uma placa com o nome da minha chácara, ou melhor duas placas, um pouco diferentes e numa delas a letra N foi, por descuido, desenhada normalmente e depois apareceu em espelho.

As concavidades com as letras e as figuras dessas placas foram cheias com cimento branco e depois a placa foi feita com cimento normal cinzento. Desse modo as letras e as figuras sobressaem na placa e também utilizei cimento branco nas velas de uma caravela, tendo depois aplicando corante preto no cimento para dar mais destaque às velas.


Bem… na realidade estes foram alguns trabalhos realizados a título experimental, feitos um pouco à pressa e por isso também não estão muito perfeitos, mas acho que com um bocado de calma e jeito se podem fazer trabalhos de relevo, utilizando este método de fazer moldes em barro e depois encher com cimento. Estes moldes só podem servir uma vez e talvez seja possível fazê-los com outro tipo de produto, que não o barro, no entanto o barro, dependendo do local, encontra-se com alguma facilidade, gratuitamente, e isso é sempre uma vantagem…

Atualização em 07/04/2017:

Recentemente fiz um novo trabalho nos mesmos moldes. trata-se de uma peça para colocar no cume de uma casa. Ficam as fotos:











Artigos relacionados

Já falei no blogue, dos meus navios; miniaturas que construí utilizando como matéria principal, madeira extraída de móveis velhos. Hoje, vou falar pela primeira vez da minha Nau de Pedra, obra que estava um pouco esquecida talvez porque pensava ser um trabalho de menor valor...
Sempre tive uma grande paixão por navios, sobretudo por veleiros e pelas naus e caravelas do tempo dos Descobrimentos. Foi por isso que construí várias miniaturas em madeira e também uma esculpida em pedra...