MOLDE AJUSTÁVEL PARA ASSENTAMENTO DE TIJOLOS

Neste post não vou falar de uma ideia original minha. Este molde para assentamento de tijolos foi inspirado nos muitos objetos destes que se encontram em vídeos no Youtube, feitos das mais diversas maneiras, uns mais sofisticados do que outros, porém todos eles com o mesmo objetivo de auxiliar no assentamento de tijolos.

Assentando tijolos com molde regulável

Como tive necessidade de construir uma parede, resolvi fazer um molde para mim, mas não queria nada que demorasse muito a fazer ou que envolvesse gastos de dinheiro. A maior parte destes moldes, (ou gabaritos como lhes chamam no Brasil) que encontrei, são feitos com madeira e são fixos, isto é: são confecionados para uma determinada medida de tijolos e não dão para fazer o ajuste para outras medidas. Pensei então que se viesse a ter necessidade de trabalhar com outra medida de tijolos, que não aquela do momento, teria que fazer outro molde e essa perspectiva não me agradava, tendo resolvido desenvolver um método para fazer o ajuste do molde.

Como já disse queria algo rápido e com poucos custos e, para dizer a verdade, não gastei mesmo nada a não ser meia hora de trabalho, que foi mais ou menos o tempo que consumi para construir o molde, isto após ter reunido os materiais que encontrei cá por casa.

Materiais utilizados:

Peças usadas na construção do molde


Duas barras de ferro com cerca de um metro de comprimento por 15 mm de largura. A espessura pode ir até 5 mm, sendo essa espessura que vai determinar o desvio da junta em relação à borda do tijolo. No caso de se pretender uma junta mais afastada da borda basta colocar um enchimento entre a barra de ferro e os pedaços de madeira. Nas pontas desses ferros fazem-se dois furos para os parafusos que vão fixar o ferro à madeira.

Dois pedaços de madeira iguais ou semelhantes aos da foto, que têm cerca de 10x5x1 cm. Atenção que caso se pretenda assentar tijolos muito baixos, tipo tijolos maciços, os pedaços de madeira têm que ser mais curtos para não interferirem com o fio de alinhamento. 

Um varão roscado de 6 mm, do qual se vão cortar dois pedaços, cuja medida será de acordo com a largura dos tijolos com que se quer trabalhar. Eu deixei com cerca de 20 cm, o que significa que apenas dá para assentar tijolos com base de pouco mais de 15 cm de largura, mas caso queira, mais tarde poderei colocar parafusos mais compridos.

Oito parafusos para madeira.
Quatro porcas de 6 mm.
Quatro porcas de borboleta de 6 mm.
Oito anilhas de metal.

Importante: Este molde pode ser ainda mais fácil de fazer se, em vez de se utilizarem os pedaços de madeira, se colocarem em seu lugar quatro barrinhas de ferro que podem ser soldadas pela parte de fora às barras laterais. Eu apenas optei por madeira porque não tinha no momento um aparelho de soldar disponível e precisava do molde com urgência.

Fazendo a montagem do molde para assentamento de tijolos

Fazendo a montagem do molde para assentamento de tijolos

Fazendo a montagem do molde para assentamento de tijolos


Bem… isto de utilizar um molde para assentar tijolos pode parecer coisa de aprendiz e pode também levar a pensar que se demora mais tempo a levantar uma parede. Puro engano; quanto a mim que, apesar de este não ser o meu trabalho habitual há muitos anos, já assentei muitos milhares de tijolos, não só se demora menos tempo a fazer o assentamento como as paredes ficam muito mais perfeitas, com as juntas todas direitas e até com economia de argamassa. O molde ou gabarito corre na parede e a massa espalha-se de forma uniforme, evitando-se, como já vi fazer, estar-se a fazer uma pirâmide de massa e depois colocar em cima dessa pirâmide os tijolos e, em seguida, bater-se-lhes desalmadamente com a colher para os acertar, procedimento que tem ainda o inconveniente do excesso de massa começar a cair para o chão, ficando ainda uma rebarba pendurada que vai ter de se retirar.

Com o molde, basta colocar os tijolos em cima da massa e, para acamarem, dar apenas umas ligeiras pancadas nos tijolos, pois como a camada de massa está certa a base das peças assenta uniformemente na tira de argamassa.

Claro que para se fazer uma parede direita é necessário aprumar as cabeças devidamente e colocar a linha, mas depois de utilizar o molde fiquei com a sensação de que este utensílio tão simples ajuda muito a fazer o trabalho corretamente e, caso se pretenda construir uma parede que seja para ficar com os tijolos à vista, ainda se torna mais essencial.

Nota:
Este molde é perfeito para o assentamento de tijolos de medida uniforme. No caso de existirem diferenças na largura dos tijolos ou blocos, o molde poderá ser feito com duas barras mais grossas ou então aplicar um pedacinho de madeira entre as barrinhas de ferro e as peças de madeira, de modo a poderem trabalhar com um pouco mais de folga entre essas peças de madeira e os tijolos. No entanto, como disse, o molde assim como está funciona muito bem quando as paredes são bem feitas e os tijolos de medida certa.

Comentários

  1. Parabéns pela idéia.Não tenho prática,mas com essa dica vou tentar fazer uma parada.
    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz bem! Vai ver que é muito fácil levantar uma parede.

      Excluir
    2. Parece que encontrei um site de alguém curioso como eu. Grato.

      Excluir
  2. Boa idéia menos dispercio de massa. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Joalex. Ótima ideia pra facilitar na construção.

    ResponderExcluir
  4. Pra vc fazer por quanto fica o valor e vc me enviar, aqui eu monto e te dou as medida dos tijolos daqui e também, do bloco.


    Antonio Silvestre Alves
    Meu e-mail: silvestre.alves.pr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo interesse, mas eu não faço isto para vender. A finalidade do post é dar informações sobre a forma de fazer o molde por mão própria.

      Excluir
  5. Já que vc não faz pra vender então, vc faz e me envia eu pago a sua despesa e o envio do correio e a, inda te agradeço. Mas, se não quezer cobrar eu te agradeço também. Muito obrigado.


    Antonio Silvestre Alves

    E-mail: silvestre.alves.pr@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário