A HISTÓRIA DE NOVA LOUZÃ

Em 25 de Janeiro de 1867, foi comprada por João Elisário de Carvalho Montenegro uma fazenda no Brasil, situada em Espirito Santo do Pinhal, município e comarca da cidade de Mogy-Mirim.
Na época da sua compra a fazenda tinha o nome de “Palmeiras” e era composta por cerca de 200 alqueires de terreno (cada alqueire equivale a 24.200 m2), medida que transportada para a atualidade corresponde a 4.840.000 metros quadrados. Apesar de já ser uma área muito significativa, ou mesmo muito grande, para os números com que estamos habituados a lidar, o certo é que Montenegro comprou outros terrenos confinantes e, em Dezembro de 1872, a fazenda tinha já 400 alqueires de terreno, ou seja 9.680.000 metros quadrados de terras de boa qualidade para agricultura.

O principal ramo de atividade da fazenda era a cultura do café, mas também lá, se faziam plantações de algodão, se criavam animais, se produzia vinho e toda uma imensa variedade de produtos agrícolas como milho, feijão, arroz legumes e farináceos.

Vista geral da colónia Nova Louzã. Foto da época do jornal Provincia de S. Paulo.

No seu livro Opusculo sobre Nova Louzã, Montenegro descreveu assim a sua fazenda:

Esta fazenda acha-se linda e vantajosamente situada no sopé de uma extensa e vistosa collina. Do centro das casas corre uma rua em linha recta ao cafezal, que mede 150 braças, orlada de ambos os lados de arvores fructiferas e arbustos. De um lado acha-se a colina revestida d’uma linda vinha, que contém 5,000 pés de parreira ou videira, e que no próximo anno deve duplicar o seu número. Da outra margem da rua acha-se o terreno coberto de gramma, que serve de pastagem aos animaes da fazenda.

A parte mais elevada da collina acha-se coroada d’um extenso cafezal, e ao longe, como que servindo de moldura a este pittoresco quadro, na montanha mais elevada da fazenda, vê-se outro lindo cafezal circulado de majestosa floresta virgem, menos na sua base.

Em frente ás casas, na extrema do terreiro, corre placidamente o ribeiro-Arouce,- cujas águas servem de força motriz á machina de beneficiar algodão, aos moinhos, e aos monjollos…

Montenegro deu à fazenda o nome da sua terra natal, ao ribeiro que lá corre o nome de um ribeiro da sua terra, contratou exclusivamente trabalhadores oriundos da Lousã e estabeleceu com eles contratos de trabalho com salário mensal, um sistema de salários justo, onde os trabalhadores tinham os seus ganhos garantidos, enquanto noutras fazendas do Brasil ainda se usava o sistema de parceria e outros sistemas de remuneração, sistemas que originavam desconfiança entre patrão e empregados. Os trabalhadores de Montenegro tinham um regulamento a cumprir, como é natural, mas tinham também um regime e condições de trabalho mais favoráveis, não lhes faltando nada em relação a alimentação, saúde e escola para os filhos e para os próprios trabalhadores.

Estive a pesquisar e a estudar a história de Nova Louzã, tendo chegado à conclusão que Montenegro, visto por muitos como um filantropo e também um visionário que estava muito à frente no seu tempo seria, nos dias de hoje, passados século e meio depois da criação de Nova Louzã e tendo em conta as condições de trabalho atuais, um patrão que muitos dos trabalhadores agrícolas ou mesmo de outras profissões, certamente não desgostariam de servir.

A experiência de trabalho livre de Nova Louzã, numa altura em que ainda existia a escravatura no Brasil deixou uma marca muito positiva para futuras relações de trabalho e poderá ter contribuído mesmo para o fim do regime esclavagista da época.

Apesar da história da colónia Nova Louzã se ter passado no século XIX e da fazenda, tal como era, já não existir há muito tempo, Nova Louzã não acabou. O nome da terra natal do comendador Montenegro continua a fazer parte daquela região e certamente que irá perdurar para sempre.

Nova Louzã continua presente no mapa do Brasil

A história de Nova Louzã orgulha os lousanenses que a conhecem, mas, dada a sua importância, deveria orgulhar a totalidade dos habitantes atuais do concelho e até moradores de concelhos vizinhos. Para isso era preciso que todas as pessoas tomassem conhecimento da verdadeira história da colónia fundada pelo comendador Montenegro. E, afinal, é fácil conhecer essa história … para além de vários sites que falam sobre o assunto, foram publicados diversos livros sobre esse tema, alguns escritos pelo próprio punho de Montenegro. Opúsculo sobre a colónia Nova-Louzã é um desses livros, onde estão descritos alguns factos e passagens da vida da colónia, que contém o seu Regulamento Administrativo e Policial e também artigos de imprensa da época, O livro está na Internet e é gratuito, ficando a partir de agora também disponível neste blog.

Artigos relacionados:

NOVA LOUZÃ
CINEMA NA LOUSÃ
Um pouco de história
Conheci Nova Louzã apenas há alguns dias e completamente por acaso. Apesar de viver muito perto da “velha” Lousã, não tinha tido ainda conhecimento da existência, até meados do século passado, de uma importante colónia no Estado de S. Paulo, no Brasil, que foi fundada por João Elisário de Carvalho Montenegro, que a batizou com o nome de Nova Louzã, em honra da sua terra natal: Lousã. Continue a ler





O Cineteatro da Lousã vai fazer no próximo dia 4 de Outubro, 65 anos de existência. A sua frontaria foi recentemente pintada de cor de rosa o que lhe dá uma aparência um tanto…como direi… talvez um pouco “feminina”.