APLICAÇÃO DE BOMBA DE REGA EM MOTO ENXADA

Um pequeno motor de rega que fazia parte das minhas ferramentas agrícolas já há um tempo que me andava a aborrecer devido às dificuldades que tinha em o pôr a trabalhar. Tinha um problema qualquer no carburador, que seria certamente reparável, mas agora, tal como acontece com outros pequenos equipamentos domésticos, quando acontece uma avaria que nós próprios não somos capazes de resolver e quando a garantia já terminou, o melhor será, em alguns casos, adquirir um novo equipamento ou ferramenta, visto que o custo das reparações podem ser elevadas e não compensar fazê-las.


De acordo com este pensamento estava inclinado para a compra de um novo motor, quando, na altura em que me encontrava a colocar a minha moto enxada em funcionamento, surgiu a ideia de acoplar uma bomba  a este equipamento agrícola. A moto enxada tem uma polia na frente do motor que serve para lá enrolar um pedaço de corda e fazer o arranque do motor. Então - pensei - se agarrada aquela polia colocasse uma outra, que através de uma correia fizesse girar a bomba, teria o problema resolvido e talvez com vantagens, uma vez que o motor da moto enxada tem grande potência e, mesmo assim, consome menos combustível do que consumia o pequeno motor a gasolina.

Depois de procurar e ter encontrado uma polia que, com algumas intervenções, se adaptou ao fim em vista e que coloquei por detrás da polia de arranque, segura pelos parafusos já existentes, ou melhor por uns parafusos um pouco mais compridos dos que já lá existiam, procedi ao desmonte do motor a gasolina e à aplicação de uma polia na extremidade do veio onde antes funcionava a corda de arranque.

A sustentação da bomba ao motor da moto enxada foi feita através de barras metálicas fixadas ao corpo do motor e aos parafusos já existentes no corpo da bomba. Tudo isto foi feito sem grande dificuldade e só é pena a bomba ser de apenas uma polegada, porque poderia do mesmo modo colocar a funcionar ali uma bomba de maiores dimensões. Também a polia que foi acoplada ao motor da moto enxada se fosse de maior diâmetro teria enormes vantagens, pois iria aumentar as rotações da bomba e assim elevar mais água, sem qualquer problema e sem ter que acelerar muito o motor, ou talvez com o mesmo  a trabalhar apenas ao ralenti.

Esta bomba acoplada à moto enxada, para além de elevar água diretamente para regas, pode ser muito útil também para para tirar água de poços ou de rios para um depósito transportado na caixa de carga para efetuar regas noutros locais onde não exista água disponível.




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